sábado, 20 de agosto de 2011

Filme X livro - água para elefantes


Já faz um tempinho que eu li o livro e vi o filme. Primeiro eu tinha assistido o filme aqui em casa com uns amigos. Me interessei pela história e resolvi ler o livro. O filme é ótimo, tem um enredo surpreendente e cenas maravilhosas. Da dó ver o Robert todo esculachado em tipo, 75% das cenas. O que mais gostei quando assisti o filme foram as cenas relacionadas ao circo. A Reese ( que faz a Marlena) estava magnifica, tanto nas cenas que ela interage com os cavalo, quanto as que ela faz com a Rosie ( a elefanta). Os momentos que eu achei mais tenso no filme, era quando se mostrava claramente maus-tratos com animais. Porque com romance e gente querendo impedir o casal de ficar junto eu meio que já estou acostumado.
O livro eu acho que demorei um ano e um janeiro pra conseguir ler. Não é que o livro é ruim, pelo contrario, tinha varias coisas diferentes do filme e umas cenas muito engraçadas. Mas é que eu acho que o livro não conseguiu prender minha atenção do mesmo modo do filme.
Apesar de ser muito parecido, o livro não é igual ao filme. As características dos personagens são diferentes, como: o Jacob velho no filme tem cabelo branco e no livro ele é careca, o anão do filme é moreno e o do livro é ruivo, e a marlena do filme é loira, enquanto a do livro tem os cabelos castanhos. Tem algumas cenas em que a ordem que se passa do livro é invertida no filme. Mas a diferença mais significativa que eu achei foi que no livro são dois chefões, o Marido da Marlena e o Tio Al, e o fato de no filme o marido da marlena faz também o papel de Tio Al, que é o apresentador e dono do circo.
Eu gostei mais do filme. Mas eu acho que isso vai de acordo com cada pessoa. Cada meio de entretenimento tem o seu apelo. No filme eu me deliciei com as imagens, trilha sonora , caras, bocas e afins. No livro tem uma riqueza maior na questão de descrever o que o personagem está sentindo, o que se passa na cabeça dele a cada decisão.

imagens do filme




0 comentários:

Postar um comentário